Furacão: o que fazer se tiver que lidar com isso na viagem

Assessoria de Turismo
Furacão: o que fazer se tiver que lidar com isso na viagem

Furacão é uma palavra que dá medo só de mencionar. Imagina se você estiver na rota por onde ele vai passar? Sabe o que deve ou não fazer?

Em que época do ano tem furacão no Hemisfério Norte?

Muita gente não sabe, mas a temporada oficial de furacão no Atlântico é de junho a novembro e estatisticamente, o pico acontece em setembro. Daí, tantas promoções de passagens aéreas e hospedagem nesta época.

Nós brasileiros não estamos acostumados com grandes eventos da natureza: furacão, vendaval, tsunami, terremoto…

Em países onde eles são comuns, se ensina às crianças na escola desde cedo, como agir e o que fazer nestes casos.

Pela categoria é que se sabe a força e a capacidade de destruição que ele terá.

Reunimos algumas dicas aqui que podem ser muito úteis caso você estiver nesta situação.

furacão

Estou num hotel, o que eu faço?

  • Acompanhe o noticiário e faça tudo o que mandarem. Eles passam por isso com frequência. Não menospreze as informações;
  • Faça saque de dinheiro porque pode faltar luz e os caixas eletrônicos não irão funcionar (mesmo depois da passagem do furacão);
  • Tenha baterias extras para o celular pelo mesmo motivo;
  • Sempre tenha velas;
  • Se ainda tiver combustível, aproveite e abasteça o carro (sem luz não funcionam as bombas);
  • Tenha água e comida para 2 a 3 dias, provavelmente haverá toque de recolher e aí não tem funcionários no hotel e não se pode sair dos quartos. Pense também em alimentos que possam ser consumidos em caso de falta de luz (sem geladeira e sem microondas). Enlatados costumam ser uma boa opção;
  • Na hora dos ventos e chuvas fortes, não fique onde tenha portas e janelas, porque pode quebrar e voar algo machucando você;
  • Se estiver com crianças, prepare brincadeiras caso não se possa sair do hotel ou de casa;
  • Tem alguns apps que são de informações sobre o furacão e ajudam a localizar as pessoas que possam estar perdidas ou presas em escombros (se não me engano chama-se Hurricane). Eu baixei na época um que indicaram nos alertas.

furacão

Alugamos um apartamento, e agora?

  • No seu apartamento há três possíveis lugares para você se refugiar (desde que não tenham janelas): o banheiro, um closet que seja tipo “walk in” e a cozinha. Mantenha água contigo e algo para comer.
  • Antes mesmo do furacão passar, todos os seus documentos e itens valiosos devem estar em uma bolsa plástica zip-lock para não molhar. Mantenha-os em um lugar super seguro.
  • No começo do furacão, os ventos não são constantes. Pode haver rajadas de vento muito fortes. Se as janelas não estão protegidas, fique longe delas pois o vidro inteiro pode explodir.
  • A razão da evacuação mandatária é para que os residentes das áreas costeiras possam ir para um abrigo ou casa de familiares. Você não vai ser forçado a sair de casa! Isso quer dizer que durante a tempestade, em uma emergência, os sistemas de socorro fecham e eles não mandam ninguém para te ajudar.
  • Se o olho do furacão pela cidade onde você estiver, muito cuidado! Ela é a parte mais destrutiva do furacão. O céu vai clarear e o sol vai brilhar. Não saia de casa porque a tormenta ainda não passou. Em menos de 1 hora o paredão do olho vai reaparecer com seus ventos do lado oposto e possivelmente, mais fortes.

furacão

Avisos importantes

Não saia até que seja declarado oficialmente seguro para fazê-lo.

Grande parte das mortes são causadas depois que a tormenta passa.

Faça tudo que for informado nos noticiários.
Haverá vôos cancelados, comércios e lojas fechando e alimentos acabando nos mercados.

O trânsito fica caótico e as estradas, lotadas.
Para nós é assustador mas eles estão acostumados a passar por isso.
Cabe a nós estar muito bem preparados. Estejam seguros. Vai dar tudo certo.

 

—————————–

Andreia Cartolari é casada e tem dois meninos. Fundadora da Adapte! Turismo, mudou muitas coisas em sua vida nos últimos tempos em busca de uma vida com simplicidade e muito mais significado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *